MAÇÃ
- Júlia Herzmann
- 18 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
A maçã não é exatamente um FRUTO, como todos nós imaginamos e crescemos escutando falar. Ela na verdade, é um pseudofruto da macieira, que floresce na primavera e produz fruto no outono. Cultivada há milhares de anos na Ásia e Europa, foi levada para a América do Norte pelos colonizadores europeus, estando presente na mitologia e religiões de muitas culturas.

Em 2010, o genoma (informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA) da fruta foi descodificado, levando a uma nova compreensão em relação ao controle de doenças. Diz um velho ditado que “comer uma maçã por dia, mantém o médico afastado”, pois a concentração de fibras e vitaminas (B, C e E) fazem desta fruta uma importante aliada na prevenção de doenças.
Rica em pectina, fibra que ajuda no controle da glicemia, a maçã pode ajudar no combate a diabete e ao colesterol ruim. O fruto possui antioxidantes que ajudam a melhorar a cap

acidade respiratória, e ainda ajudam a protegerem os pulmões, como também a garganta e as cordas vocais. Ao contrário do que muitos pensam, a maçã possui agentes cicatrizantes que agem de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo, ajudando pessoas com problemas de azia, gastrite e úlceras.
A maçã ainda ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares. Por possuir as vitaminas B1, B2 e B3, a fruta ajuda no crescimento, a evitar problemas de pele, queda de cabeço e ainda regula o organismo. Se não bastasse essa quantidade de benefícios, ela ainda ajuda quem está começando uma dieta pois, possui fibras (presentes na casca) que ajudam a dar a sensação de saciedade e tiram a vontade de comer doces e chocolates.
TIPOS DE MAÇÃ
Existem inúmeros tipos de maçã mas as mais conhecidas são:
Fuji – firme, crocante e um pouco ácida, vai bem com salada de frutas, sobremesas e geleias.
Gala – macia e bem doce, é uma das mais ricas em antioxidantes. É um dos tipos mais consumidos no Brasil.
Argentina – possui a polpa mais branquinha e quando bem madura, esfarela na boca.
Verde – tem pouco açúcar e é bem acida, o que vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.

A melhor hora para se consumir a maçã é em jejum, pois é o momento que os nutrientes são mais bem aproveitados. O ideal é consumir a fruta ao natural e com a casca, onde se encontra a maior parte das vitaminas e sais minerais.
Além de ser uma maravilha comer a maçã pura, comer a maçã num bolo, num apfelstrudel, numa torta clássica é mais maravilha ainda, não é mesmo?! Portanto, segue uma receitinha que além de ser fácil de fazer, é bem rapidinha, fica uma delícia!!! Peguei essa receita do blog Cook’n Enjoy e caso queiram assistir o vídeo é só clicar na foto abaixo.
INGREDIENTES
600g de maçã com casca picadas (4 unidades aproximadamente)
100g de margarina em temperatura ambiente (5 colheres de sopa)
180g de farinha de trigo (1 xícara e ½)
180g de açúcar (1 xícara)
60g de aveia (3/4 de xícara)
3 ovos
3g de canela em pó (1 colher de chá)
15g de fermento em pó (1 colher de sopa)
- Numa batedeira, coloque a margarina e o açúcar e deixe bater até virar um creme.
- Junte os ovos e deixe bater. E depois adicione a farinha de trigo aos poucos.
- Desligue a batedeira e acrescente as maçãs, a aveia e a canela.
- Quando estiver tudo bem homogêneo, adicione o fermento.
- Despeje a massa numa forma untada com açúcar e canela.
- Asse por 35 minutos no forno preaquecido a 180 graus.
Dica: você pode acrescentar mais canela caso queira e também fazer um purê de maçã para acrescentar na massa também.
E você, já comeu maçã hoje? Não deixe de aproveitar essa maravilha, em! Lembrando.. se fizer a receitinha nos conte como ficou!
Fontes: Ciclovivo, Beleza e Saúde e Wikipédia.
Receita e fotografias: Cook’n Enjoy.
Comments