GNOCCHI DA FORTUNA
- Júlia Herzmann
- 28 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
Gnocchi ou nhoque, como é mais conhecido no Brasil, é considerado o 7º prato mais consumido no mundo. Tradicionalmente italiano, possui diversas variações devido a cada costume, relevo e história diferente.
A palavra “gnocchi” significa “pelotas” ou “pedaços sem forma”. Na antiga Grécia, há cerca de 600 anos a.C., existia um prato descrito pelo poeta Horácio em seus escritos chamado de “Makària” que seria um caldo de carne enriquecido por “pelotinhas” de farinha de trigo e por cereais.
Curiosidade: Na Alemanha existe um prato assemelhado. É o “spätzle”, que acompanha caça ou carne assada.

Já o “Gnocchi da Fortuna”, conta a lenda que São Pantaleão, no dia 29 de dezembro, estava vestido de andarilho e perambulava por um vilarejo da Itália. Com fome, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu jantar, nhoque, com o andarilho, cabendo a cada um apenas 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu e foi embora. Quando foram recolher os pratos, havia bastante dinheiro embaixo de cada um. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia de nhoque da fortuna, ou da sorte. Dizem que o ritual é colocar dinheiro sob o prato, comer os 7 primeiros pedacinhos em pé, fazendo um pedido ou pensamento positivo para cada um deles. Depois, é claro, pode comer à vontade. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29.
Se dá certo, não sei. Mas não custa tentar, né?
O nhoque pode ser feito com ou sem batata. Com mandioquinha (batata salsa), batata doce, mas o tradicional é feito com batata inglesa. Segue abaixo uma receita que fica uma delícia e é muito fácil de fazer.

MASSA:
1kg de batata inglesa
500g de farinha de trigo
1 ovo
100ml de água
Sal a gosto
- Cozinhar as batatas até chegar no ponto de fazer um purê. Amasse e deixe esfriando (este é um detalhe importante)
- Enquanto isso separe a farinha de trigo, o ovo, o sal e água.
- Deixe uma panela com bastante água e um pouco de sal fervendo.
- Quando as batatas já estiverem frias, misture o ovo, a metade da farinha e um pouco da água.
- Vá acrescentando a farinha aos poucos. Pode ser que precise mais que 500g, é sempre bom ter um pouco mais de reserva.
- Massa pronta, soltando das mãos, faça uma bola e corte em 4 pedaços.
- Jogue um pouco de farinha na mesa e comece a enrolar a massa e cortar com uma faca sem serra.
- Bolinhas prontas, jogue na panela e deixe subir.
Dica: depois de cozidos, deixe os nhoques numa tigela e coloque um pouco de óleo para que eles não grudem.

MOLHO:
50g de margarina sem sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
500ml de leite
Queijo parmesão
Noz moscada
Sal
- Colocar a margarina numa panela (gosto de fazer em panelas médias/grandes) e em fogo baixo deixe derreter.
- Acrescente a farinha de trigo aos poucos até formar uma massinha. Se estiver muito mole parecendo um creme, colocar um pouco mais de farinha.
- Nesta etapa, deixe a farinha com a margarina cozinhar um pouco. Você pode ir amassando com uma colher ou espátula a massa no fundo da panela.
- Depois acrescente o leite aos poucos e mexendo com um fuê ou batedor de arame. Nesta etapa tem que ir dissolvendo essa massinha aos poucos.
- Vá colocando o leite até ficar um creme mais líquido.
- Acrescente o queijo parmesão, noz moscada e por último o sal na quantidade que preferir.
- Mexendo sempre para não criar gruminhos. Acrescente mais leite caso queira mais molho.
Este é o famoso Molho Bechamel, que parece ser complicado de fazer, mas, não é. Você pode usar essa base para um molho de queijo, acrescentando outros tipos de queijo, requeijão, por exemplo. Para quem gosta, um pouco de mostarda escura fica uma delícia.
Amanhã é dia 29, portanto, se prepare, faça a listinha, vá ao supermercado, separe umas notinhas e divirta-se fazendo essa deliciosa receita. Reúna a família, chame os amigos, faça desse momento algo inesquecível. E não esqueça, me conte depois como ficou!
Comentários