CHÁ
- Júlia Herzmann
- 1 de ago. de 2017
- 4 min de leitura
Não é de hoje que o “toma um chazinho que resolve” existe. E não é de hoje que realmente ele resolve. Desde pequena, minha mãe fazia chás, seja de boldo, melissa, maçã com canela, das folhas colhidas pelo quintal, ou da caixinha que se compra no supermercado, sempre tinha chá em casa.
Com inúmeros sabores, modos de preparo e consumo, o chá além de fazer bem para o organismo, ele nos da saciedade e nos deixa quentinhos nos dias frios, principalmente aqui no sul.

Segue alguns, dos mais conhecidos, sabores de chá..
BOLDO – é aquele famoso chá que você evita ao máximo tomar ou enche de açúcar para amenizar o gosto ruim. Sendo um poderoso digestivo, ele faz um bem danado para as questões ligadas ao sistema digestivo. Estimula as funções hepáticas, com propriedades tônicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de incômodos estomacais, como má digestão, gases e intolerância à gordura.
CAMOMILA – mais conhecido como um chá calmante, a camomila também apresente propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, ajudando a reconstruir a flora intestinal. No Brasil, a camomila é muito popular devido aos seus efeitos sedativos, antiespasmódicos e pelo aumento do fluxo sanguíneo. A planta também é muito benéfica e eficaz com doenças de pele.
ERVA CIDREIRA – o chá tem o poder de relaxar o sistema nervoso, induzir ao sono e acalmar as emoções. Além de ajudar nas cólicas, espasmos e gases, o chá ainda possui propriedades digestivas e alivia dores de cabeça e pressão alta.
ERVA DOCE – é indicada em casos de desconfortos digestivos nervosos, enxaquecas com origem digestiva, cólicas infantis, asmas, entre outros. Ajuda a acalmar cólicas menstruais, gases e a insônia. A erva é popularmente conhecida por ajudar a aumentar o leite materno, mas, seu uso prolongado pode causar intoxicação e confusão mental.
ERVA MATE – muito utilizada no Brasil, seja no tereré dos mato-grossenses ou no chimarrão dos gaúchos, a erva mate possui um estimulante digestivo e em função da cafeína, é um estimulante cerebral e combate o cansaço. E a melhor informação de todas, ajuda nas dietas de emagrecimento.
GENGIBRE – é um excelente anti-inflamatório que auxilia no combate contra o reumatismo e artrites, doenças respiratórias e problemas de garganta. Pode ser eficaz contra enjoos de viagens e no tratamento da ressaca.
GUARANÁ – é um excelente estimulante físico, indicado em casos de cansaço, esgotamento físico e mental e como tônico sexual. Devido a sua alta taxa de cafeína, deve ser utilizado com muita cautela.
HIBISCO – a flor possui um sabor semelhante ao do morango, tendo um efeito laxante, melhora a digestão, acalma os nervos e é um excelente diurético. É um antioxidante natural, auxilia nas dietas de emagrecimento, podendo também combater problemas respiratórios, bronquites, gripes, resfriados, gastrites e doenças de pele. Por ser um diurético, ajuda no combate da retenção de líquidos e da celulite.

JASMIM – suas propriedades medicinais são muito conhecidas por aliviar o estresse, diminuir a ansiedade, a tensão e a exaustão nervosa. Ajuda a combater os sintomas da depressão, e por ser um excelente calmante, favorece um sono tranquilo. Popularmente usado para aliviar dores de cabeça e enxaqueca. Utilizada em compressas, auxilia no combate da conjuntivite e problemas da pele.
MARCELA – muito usada em travesseiros com finalidades calmantes, a planta como chá é muito indicada para acalmar cólicas abdominais, problemas gástricos e digestivos, cólicas da vesícula, distúrbios menstruais e intestinais, enjoos, náuseas e vômitos. Também possui efeito sedativo e analgésico.
MELISSA – conhecida também como erva-cidreira verdadeira, a melissa possui um efeito calmante e sedativo, sendo excelente na indução do sono, enxaqueca e ansiedade. Usada popularmente para diminuir gases e cólicas, estimular a transpiração, o chá também é usado como antiácido e tônico.
MULUNGU – é um poderoso calmante, analgésico e é muito utilizado em manipulação contra a pressão alta. Indicado também contra a insônia e a ansiedade.
VERBENA – excelente para doenças do fígado e do estômago.

Como vocês podem perceber, a maioria das plantas, dos chás, tem uma ligação com o sistema digestivo, problemas estomacais e intestinais, portanto, quando você estiver mal e alguém lhe oferecer um chazinho, aceite! Além de fazer bem e possivelmente resolver o seu problema, não estará agredindo tanto o seu organismo como um remédio.
Uma dica de chá que posso dar é de um que eu tomava quando pequena que envolvia 5 plantas. Você pode usar a quantidade que preferir, claro, mas segue mais ou menos a quantidade que minha mãe colocava.
1 folha de laranja
1 folha de capim-limão
1 folha de erva cidreira
2 folhas de melissa
4 folhas de hortelã
- Deixe a água ferver.
- Numa caneca coloque as folhas e acrescente a água depois.
- Tampe com um pires para ter um resultado melhor e mais rápido.
- Quando estiver mais frio, retire as folhas e consuma como preferir.
DICA:
- Minha nutricionista sempre dizia, chá pode ser utilizado como água (entra naquela quantidade de litros de água que se deve tomar todos os dias) desde que não seja adoçado. Eu particularmente prefiro tomar com um pouco de stévia (mais saudável) e umas bolachinhas.
- Outra dica é sempre conhecer qual a melhor maneira de preparar o chá com as plantas que você escolher. Normalmente você ferve a água e acrescenta em um recipiente que contenha a planta, mas, tem algumas que você pode ferver a água já com a planta dentro da panela. No caso do mulungu, você ferve a água com ele e depois acrescenta na caneca com alguma outra folha que você deseja.
Segue algumas ideias de canecas especificamente para chás.



Espero que tenham gostado, e caso tenham alguma dúvida, dica de chás, entre em contato comigo, irei adorar. Beijinhos
Comments