ABACAXI
- Júlia Herzmann
- 29 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
O abacaxi é um “fruto símbolo” das regiões tropicais, sua planta é caracterizada como uma monocotiledônea da família das bromeliáceas. É muito consumido, seja na fruta natural mesmo ou industrializado. Podendo ser em fatias, pedaços em calda, pedaços cristalizados, suco, geleia, licor e etc. Com o suco do abacaxi, pode-se fazer também sorvetes, cremes, balas, bolos e até refrigerantes.

HISTORIA
O cultivo da fruta já era feito pelos indígenas muito antes da chegada dos europeus. Ele tem origem no centro-sul do Brasil, nordeste da Argentina e Paraguai, mas, acredita-se que os nativos do Brasil e Paraguai que disseminaram o abacaxi para o resto da América do Sul, alcançando então, o Caribe, a América Central e o México. Mas no ano de 1493, Colombo e seus marinheiros descobriram a planta em Guadalupe, onde disseminou para o resto do mundo.
Como antigamente a importação era muito difícil, os custos gerais eram muito altos, o abacaxi virou símbolo de ostentação. Muitas vezes eram feitos de enfeites e reutilizados até apodrecerem.

NA SAÚDE
O abacaxi, quando maduro, tem o sabor bastante ácido e, muitas vezes, adocicado. É uma excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares, além disso, a fruta contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B, Zinco, Magnésio, Fosforo, Cálcio, Ferro e Sódio. Em 100 gramas o abacaxi tem apenas 50 calorias.
Rico em Vitamina C, o abacaxi é uma fruta muito benéfica na prevenção de resfriado, gripe e tosse, ajuda também na digestão dos alimentos já que ele faz com que o nosso corpo produza mais suco digestivo. Já a bromelaína, que é um tipo de enzima presente no abacaxi, ajuda a quebrar as partículas de proteínas e podem ajudar no combate da tosse.
É uma fruta que ajuda a neutralizar e evitar a acidez no estomago, sendo assim, muito aconselhado para pessoas que tem intestino irritável e flatulências, pois ajuda a acalmar a mucosa do estômago e intestinos. Devido ao seu afinamento do muco e desobstrução de brônquios, é muito aconselhável o seu consumo para pessoas com bronquite e asma. Para a dor de garganta, é recomendado que a fruta seja consumida com mel.
O abacaxi contém magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos, juntamente com o cálcio, tiamina e biotina. As doenças de pele, como acne, rosácea, dermatite, psoríase, podem ser controladas com o consumo da fruta devido às propriedades anti-inflamatórias.

DICA
- Na gíria brasileira, "abacaxi" significa "algo que não dá bom resultado, coisa embrulhada ou que não presta". Este fato provavelmente se deve a seu visual espinhoso e ressequido, bem como à dificuldade para descascá-lo. Portanto, "Descascar o abacaxi", uma extensão da mesma gíria, que significa "resolver um problema difícil".
- A planta primeiramente, produz um único fruto, situado no ápice; depois, com a ramificação lateral do talo, aparecem outros frutos, de modo que a fase produtiva pode prolongar-se por vários anos.
- Por possuir uma “coroa”, tem o apelido de “rei dos frutos”, nome dado pelos portugueses.
RECEITA
A receitinha que passarei para vocês hoje é mais uma dica do que “quantidade de cada ingrediente”. É apenas abacaxi e canela. Você pode tanto colocar no espeto a polpa inteira ou cortar em rodelas, como preferir e polvilhar canela por cima. Coloque no forno ou numa churrasqueira e coma quando ainda estiver quente. Além do abacaxi ser muito bom para a saúde, a canela é um termogênico natural.

Espero que tenham gostado do post dessa terça-feira e aguardem que sexta vem uma receita de bolo deeeeliciosa e que faz muito sucesso aqui em casa. Beijinhos.
Fonte: Wikipedia e Saudedica.
Comments