MELANCIA
- Júlia Herzmann
- 26 de set. de 2017
- 2 min de leitura
A melancia nada mais é que uma “erva trepadeira rastejante”, sua origem vem da África central onde é cultivada há mais de 5.000 anos. Foi trazida para o Brasil por negros no processo de escravidão e sua produção é mais concentrada nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Goiás, onde fica a capital nacional da melancia, Uruana.

A melancia é uma fruta deliciosa e refrescante, de fruto arredondado, alongado e de polpa vermelha, é doce, suculenta e possui um teor de água de aproximadamente 90%. Além disso, ela também possui carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais, como o Cálcio, Fósforo e Ferro.
Por possuir muita água, é um alimento pouco calórico, em 100g de fruta, tem aproximadamente 30 calorias (que maravilha). É um fruto muito nutritivo, excelente fonte de Vitamina C, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B6, Biotina, Ácido Fólico, Magnésio, Potássio, entre outros. Já nas sementes é encontrada uma quantidade significativa de Lipídeos.
A melancia apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é boa para o coração, pois, possui a enzima “óxido nítrico sintetase” (NOS) que é um potente vasodilatador, onde consegue relaxar a musculatura presente nos vasos sanguíneos, portanto, excelente para quem possui pressão alta. Por ser um fruto com muita água, sua ingestão faz bem para os rins já que aumenta o fluxo de excreção de urina, sendo assim, um diurético natural.

A melancia é uma ótima fonte de Betacaroteno, que em nosso organismo é transformada em Vitamina A. Por isso, os benefícios dessa vitamina para a saúde dos olhos são notórios, evitando a cegueira noturna e prevenindo a ocorrência de degeneração macular relacionada com a idade.
É uma fruta saborosa e muito refrescante, uma boa pedida para o verão. Ela pode ser consumida em fatias ou em pedaços, na forma de sucos, em saladas de frutas e naquele sorvetinho gostoso. Mas não é só a sua polpa que é comestível. Muitos locais fazem uso da casca e das sementes. Com a casca, pode ser feito conservas. Para tal, são preferíveis os frutos de plantas de cultivo orgânico, pois as cascas estarão livres de pesticidas. Sementes assadas são consumidas pelos povos do Oriente Médio. Os indianos, por sua vez, preparam um pão com uma farinha feita a partir dessas sementes.

ATENÇÃO!!
Devido ao fato de conter o aminoácido citrulina, deve ser evitado por pessoas que apresentam alergia a esse aminoácido.
CURIOSIDADES
- Há relatos do cultivo de melancia em hieróglifos egípcios. Eles colocavam o fruto no interior das tumbas dos faraós, para que eles pudessem “comer depois da morte”.
- No Brasil, existe a festa nacional da melancia, na cidade de Uruana, e ocorre no mês de setembro.
- É uma excelente opção para driblar a vontade de comer um doce quando se está de dieta, é doce, pouco calórica e diminui a sensação de fome pela sua alta quantidade de água.
- COMO ESCOLHER? Segue abaixo uma foto que encontrei na internet de como escolher a melhor melancia.

Espero que tenham gostado do post de hoje e não sei vocês, mas me deu uma vontade louca de comer melancia hahahaha beijinhos e até sexta-feira com uma receitinha gostosa.
Fonte: Wikipédia, Mundo Boa Forma.
Comments