top of page

GRUMIXAMA

  • Júlia Herzmann
  • 17 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Grumi... quem?! Grumixama!! É uma árvore brasileira, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina que também pode ser conhecida como grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti e gurumixameira, por mais que os nomes possam ser quase um trava língua, é uma árvore linda que pode chegar a 15 metros de altura quando adulta.

Segundo o vocabulário Tupi-Guarani, a origem do nome “grumixama” provém de “guamichã” - o que pega na língua. A fruta deve “pegar na língua” por ser bastante palatável e com sabor inigualável, um misto de pitanga e jabuticaba. Seus frutos são pequenas bagas esféricas roxas escuras, com a polpa aquosa e levemente ácida, pode possuir uma ou duas sementes. Além do consumo humano, é uma árvore que atrai muitas aves, como as gralhas, por exemplo.

As grumixamas, com suas flores brancas, aromáticas, são vistosas na mata e frutificam em novembro-dezembro. É uma árvore de crescimento lento, porém, é muito usada em projetos de restauração florestal por sua influência benfazeja com a fauna.

NA SAÚDE..

Acredita-se que a grumixama é rica em antioxidantes e tem alto teor de vitamina C, vitamina B1, vitamina B2 e flavonoides. Pode ser usada como expectorante para cessar a tosse, quando feito um xarope com a sua casca e um pouco de mel. A fruta é aperiente (que desenvolve o apetite), reanimadora e estimulante. O consumo da fruta é curativo quando se têm inflamações bucais ou da garganta. A grumixama também tem ação adstringente e diurética, sendo muito benéfica para quando é preciso aumentar o volume de urina.

COMO PLANTAR..

A grumixama se reproduz por sementes, em solos ricos em matéria orgânica, que tenham capacidade para reter a umidade. É uma árvore pioneira, que quer dizer, das primeiras que surgem nos campos abertos, podendo ser cultivada tanto a pleno sol como em meia sombra. Mas, o mais gostoso, fora a saborosa fruta, é que a grumixama flora e frutifica pertinho do Natal - a árvore se enche de frutos maduros, lindos e brilhantes, que substituem com creces as cerejas importadas. Por isso, vale a pena a gente conhecer as nossas frutas nativas.

GELÉIA DE GRUMIXAMA

Coloque para cozinhar 500g de polpa de grumixama (sem semente) e 100g de açúcar e deixe cozinhar, quando estiver quase pronta, acrescente o suco de 1 limão.

A melhor geleia é feita com a grumixama preta, que é muito mais doce do que as variedades de fruta amarela ou vermelha. Caso as frutas estejam bem maduras, você poderá dispensar o uso de açúcar, desde que cozinhe sempre em fogo bem baixo, e mexendo constantemente. A geleia feita sem açúcar tem menor tempo de duração do que a outra.

Espero que tenham gostado do post de hoje!! Tive a ideia quando tirei foto das flores da grumixama que tem na minha casa de praia. Indico quem tiver um terreno com espaço, que faça o plantio da árvore, vale a pena! Beijinhos.

Fonte: Wikipédia, Toda Fruta, Greenme.

Comments


DICAS DE COZINHA

DA JÚ!

#1 

Pesquise muito. Leia, assista vários vídeos, pegue dicas.

 

#2

Faça sempre o "mise en place", a organização de seus ingredientes é essencial.

 

#3

Cozinhe com tranquilidade e muito amor. 

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page