top of page

PITANGA

  • Júlia Herzmann
  • 24 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

A pitanga é o fruto da pitangueira, árvore nativa da Mata Atlântica brasileira que se encontra desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Apesar de ser tipicamente brasileira, pode ser encontrada na América do Sul, na Argentina, Bolívia, Guianas, Paraguai, Uruguai e Venezuela; na América Central, incluindo o Caribe; na América do Norte, exceto no Canadá; na Ilha da Madeira, em Portugal; e na África, em Angola, Gabão e Madagascar.

A pitangueira é uma árvore de porte pequeno a médio, com 2 a 4 metros de altura, mas, pode ir a 6 metros caso o solo e o clima estejam em ótimas condições. Suas folhas são pequenas e verde escuras, quando amassadas exalam um aroma forte e super característico (uma delícia). Suas flores são brancas, pequenas e muito apreciadas por abelhas na fabricação do mel.

Tradicionalmente cultivada em quintais domésticos, a pitangueira é plantada através da colocação do caroço de pitanga no solo ou pelo transplante de uma muda. É uma planta que se dá bem em qualquer tipo de solo, incluindo os arenosos junto às praias, como os mais secos.

Sua aparência particular e o sabor azedinho fazem com que ela seja muito apreciada. O fruto pode ter diversas cores, verde, amarelo, alaranjado e um vermelho intenso em função do grau de maturação. A maneira mais comum de consumir a pitanga é crua, diretamente do pé, já que quando madura a fruta tem pouca durabilidade e resistência, por isso, dificilmente você irá encontrá-la nos mercados. Porém, geleias, doces e conservas são mais fáceis de encontrar e são uma delícia.

NA SAÚDE, os benefícios da pitanga são inúmeros, uma fruta tão pequenina e que possui uma grande variedade de vitaminas como Vitamina A, vitamina C e vitamina do complexo B, minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo e Potássio e antioxidantes. Além disso, é uma fruta incrível que contém uma boa quantidade de água e um baixo valor calórico.

Existem vários benefícios, um deles é na prevenção do câncer. Em sua composição, além de todas as vitaminas, minerais e antioxidantes, ainda estão presentes as antocianinas e fenóis, substâncias capazes de prevenir doenças degenerativas e atuantes na proteção das moléculas de DNA contra mutações que podem levar ao câncer.

A pitanga também pode prevenir o envelhecimento precoce através do seu poder antioxidante, lutando contra a ação dos radicais livres. Ajuda na perde de peso já que tem poucas calorias e, por isso, o seu suco é uma ótima bebida diurética para tomar durante a dieta. Outros benefícios..

- Ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares.

- Combate doenças inflamatórias, como a artrite.

- Ajuda no tratamento de bronquite e reumatismo.

- Muito eficiente no controle de rugas e proliferação de acne.

- Previne infecções na garganta.

Já as FOLHAS da pitangueira, são muito usadas no tratamento de febre, reumatismo, hipertensão e doenças estomacais; por agirem como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes naturais. O chá de pitanga ou de pitangueira, é muito comum, por isso, segue uma receitinha.. coloque a água para ferver e numa xícara, coloque um punhado de folhas verdes, aproximadamente de 4 a 7 folhas para uma xícara de água fervente (tudo depende do tamanho das folhas). ATENÇÃO! Não é preciso ferver as folhas junto com a água, ferva APENAS A ÁGUA. E também não há necessidade de adoçar já que é um chá muito saboroso e aromático (maaaas, se quiser muito, prefira sempre os adoçantes mais naturais).

ÓLEO DE PITANGUEIRA é extraído de folhas e galhos jovens. É um óleo muito hidratante, com ação antimicrobiana, anti-inflamatória e repelente. Este é um óleo que não tem expansão comercial, portanto, desconfie se estiver num preço muito barato.

Curiosidade: em inglês (britânico ou americano) a fruta também é conhecida como “pitanga” ou “brazilian cherry”, “Suriname cherry” ou “Cayenne cherry”.

Espero que tenham gostado do post de hoje. Como é uma árvore bem comum de se encontrar, nem pense duas vezes, vá lá e peeegue uma pitanguinha hahaha. Só cuida com os cachorros e o dono do terreno. Beijinhos

Fonte: Wikipédia, SaudeDica e GreenMe.

Comments


DICAS DE COZINHA

DA JÚ!

#1 

Pesquise muito. Leia, assista vários vídeos, pegue dicas.

 

#2

Faça sempre o "mise en place", a organização de seus ingredientes é essencial.

 

#3

Cozinhe com tranquilidade e muito amor. 

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page