top of page

TIPOS DE AÇÚCAR

  • Júlia Herzmann
  • 31 de out. de 2017
  • 4 min de leitura

O açúcar, tão presente na mesa das pessoas, tem uma história longa. Dizem que a plantação de cana-de-açúcar teria começado 6 mil anos antes de Cristo em terras próximas à Índia e que os próprios indianos teriam sido os primeiros a produzir o açúcar em estado bruto. Outros estudos afirmam também que a cultura do açúcar começou espontaneamente há 20 mil anos nas ilhas do sul do Pacífico.

Já no Brasil, o açúcar começou a ser plantado em 1533 e a cultura da cana-de-açúcar consolidou a economia entre os séculos 16 e 18. O plantio era concentrado no Nordeste, principalmente em Pernambuco e na Bahia. Hoje em dia, o Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar (branco/refinado, cristal e demerara) do mundo, no estado de São Paulo, a plantação de cana ocupa mais da metade das lavouras, onde se fabricam quase dois terços de todo o açúcar brasileiro. Há aproximadamente cinco anos, a Rússia é o maior cliente do Brasil.

O QUE É O AÇÚCAR?

De acordo com a resolução nº12 de 1978 da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, açúcar é a “sacarose obtida de Saccharum officianarum, ou de Beta alba, L., por processos industriais adequados”. Mas, quimicamente falando, açúcar pertence ao grupo dos carboidratos, os quais fornecem energia aos seres vivos.

TIPOS DE AÇÚCAR

Mascavo – é um açúcar bruto, o cozimento e a cristalização da cana-de-açúcar são responsáveis pela coloração caramelo/marrom e seu gosto semelhante à rapadura. Não é refinado, por isso o cálcio e o ferro são preservados. É um açúcar mais saudável, mas não menos calórico que os outros. Pães, bolos e tortas ficam muito mais deliciosos com o açúcar mascavo.

Demerara – é um açúcar granulado de coloração amarelada, semelhante ao açúcar mascavo, mas o seu refinamento é mais leve, sem adição de nenhuma substância. Por ser um açúcar caro, é utilizado em doces mais sofisticados.

Refinado – é o açúcar mais utilizado. Sua aparência e sabor são resultados da adição de enxofre durante o refinamento, seus grãos são bem finos e brancos, muito utilizado no consumo doméstico.

Cristal - com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento passa apenas por um refinamento leve, que retira 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal aparece com frequência em receitas de bolos e doces.

Confeiteiro – conhecido como “glaçúcar”, seus grãos são bem finos, sua aparência é parecida com a de talco de bebê. É muito utilizado para fazer coberturas e glacês homogêneos, massas, biscoitos e confeitos.

Impalpável - é muito semelhante ao açúcar de confeiteiro, porém com a adição de amido de milho em sua formação. É muito utilizado na confeitaria francesa, principalmente nos famosos macarrons.

Light – é a combinação de açúcar refinado com aspartame, o ciclamato e a sacarina. Por não possuir sabor residual, é muito usado por pessoas que não gostam de adoçantes. É um açúcar que requer um cuidado maior ao utilizá-lo, pois, adoça quatro vezes mais que o açúcar comum. É contraindicado para diabéticos já que em sua formulação possui o açúcar comum.

Orgânico – é um açúcar muito semelhante ao mascavo, o que muda, é que no seu plantio não é utilizado adubos e fertilizantes químicos. Muito usado em doces e sobremesas.

Coco – o açúcar de coco é extraído das flores da palma de coco e não tem compostos químicos em sua formulação. É um açúcar marrom e grosso, rico em vitaminas B1, B2, B3 e B6, Ferro, Potássio, Magnésio e Zinco. Possui um baixo índice glicêmico, no caso, sua absorção é mais lenta. Pode ser utilizado para fazer bolos, pudins e até bebidas.

Frutose – é um açúcar extraído das frutas e do milho. Conhecido por “xarope de milho” é muito usado em refrigerantes, energéticos, biscoitos, sorvetes e etc. É altamente calórico por fornece “calorias vazias”.

Xarope invertido – é um líquido amarelado, comporto por 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose. Possui alto poder adoçante, diminui a utilização de água e aumenta o prazo de validade dos produtos. Ele deixa os alimentos mais encorpados, os sorvetes ficam mais macios, balas e caramelos com a cor mais realçada. Também é utilizado na produção de pães de hambúrguer, biscoitos, geleias e licores.

Mesmo contendo açúcares mais saudáveis, ele ainda é um vilão da alimentação. Pode causar diversos problemas de saúde, como cáries, envelhecimento facial, quilos a mais, aumento do colesterol, diabetes, enxaqueca e está ligado ao câncer. Tirar o açúcar da mesa, não adiante muita coisa, já que ele está presente em vários outros alimentos e não nos damos conta disso. Os açúcares orgânico e mascavo não passam por processo de refinamento, isso faz com que se preserve mais as suas vitaminas, mas também não devem ser consumidos em excesso.

Aliar saúde e sabor deixa os alimentos ainda mais gostosos! Tudo é uma questão de bom senso, você pode comer o açúcar refinado, mas tudo com cautela. Não faça substituições por conta própria, caso possua diabete ou tenha outra restrição, consulte um especialista e aproveite os benefícios dos açúcares saudáááveis, em!

CURIOSIDADES

- Devido à semelhança com o sal, na Europa Medieval, o açúcar era conhecido como “sal branco”.

- Quando começou a surgir o açúcar, ele não era de fácil acesso por isso, o mel era usado com mais frequência para adoçar os alimentos.

- O açúcar também pode ser extraído da beterraba, onde na Europa é o favorito, pois, o clima favorece a plantação e a produção, a qual segue processos semelhantes ao açúcar produzido com a cana.

Hoje foi um pouquinho extenso, mas que eu já estava a um tempo querendo escrever para vocês. Todas as informações foram pesquisadas na internet, caso encontrem algum erro entrem em contato comigo, por favor!! Espero que gostem.. beijinhos.

Fonte: Wikipédia, EuSemFronteiras.

Comments


DICAS DE COZINHA

DA JÚ!

#1 

Pesquise muito. Leia, assista vários vídeos, pegue dicas.

 

#2

Faça sempre o "mise en place", a organização de seus ingredientes é essencial.

 

#3

Cozinhe com tranquilidade e muito amor. 

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page